Exposição Terra Viva apresenta criações da Teto Coletivo
A Teto Coletivo é um grupo formado por cinco artistas mulheres que surgiu em 2018 e por meio da performance, teatro e fotografia realiza experiências em artes visuais. Agda Pacheco, Giane Laurentino, Iasmin Schleder, Lívia Monteiro e Raysa Santos apresentam na Calafia Art Store, durante a semana de 13 a 20 de agosto, a exposição Terra Viva, com peças que misturam fotografia, vídeo, instalação, bordado e impressão.
A mostra reúne quinze trabalhos que pensam o corpo a partir de uma perspectiva de território vivo e autodeterminado. Em um manifesto coletivo as artistas explicam que “territórios e corpos sempre pertenceram a uma estrutura ou a alguém que detêm poder, (...) trazemos aqui a narrativa de corpos-espaço que não aceitam entender-se como objeto-posse de outro. Somos terra-viva. Produzimos nossas próprias histórias”.
Terra Viva é a primeira exposição institucional da Calafia no ainda recente espaço expositivo da galeria. A ação acontece a partir de uma parceria com a ONG Fora da Asa, que acolhe as artistas em seu processo de criação. “É a apresentação de um projeto de pesquisa e produção em arte contemporânea sem nenhuma preocupação comercial, onde apenas cumprimos nossa função de ser um espaço de expressão artística livre e seguro”, explica Maria Luiza Sacknies, responsável pela gestão de projetos da galeria.
A visitação é gratuita e acontece até o dia 20 de agosto de segunda a sexta, das 10h30 às 17h30 e nos sábados, das 11 às 16h. A Calafia também atende grupos em horários alternativos mediante agendamento prévio.
Terra Viva
A Teto Coletivo
Coquetel de abertura no sábado, dia 13/08, das 15 às 17h.
Visitação de 13 a 20 de agosto de 2022
Exposição presencial na Calafia Art Store
Rua Gen. Couto de Magalhães, 439. Bairro São João. Porto Alegre/RS.
Atendimento presencial
Seg a sexta, das 10h30 às 17h30.
Sábado, das 11h às 16h.
Atendimento remoto pelo WhatsApp 51 31081057