Sólido, de Antonio Mainieri, mostra empenas de Porto Alegre em fotografias de grandes dimensões

 

Com curadoria de Caroline Hädrich, Sólido apresenta oito fotografias em grandes dimensões de empenas expostas no centro de Porto Alegre. Morador da região, o artista Antonio Mainieri registra a solitude destas gigantescas paredes cegas que há décadas aguardam a construção de um edifício vizinho que provavelmente jamais será levantado.

Veja aqui as obras da exposição

Caroline explica que elas são o resultado de um processo de verticalização do centro da cidade que tomou forma a partir da década de 1930, mas foi interrompido por inúmeras mudanças na regulamentação da altura e recuo das construções. “Como consequência, surgiram na malha urbana espaços de uso indefinido, fachadas e pátios com características residuais”.

As fotografias do Antonio são chamadas de “anti-postais” por Caroline: “as fachadas avessas às ruas, acessíveis a um reduzido número de pessoas, formam cidades quase secretas, misteriosas, com regras próprias e variadas na relação público versus privado. A dureza da geometria e da textura, a monotonia, gerada pelo descaso na manutenção, junto com a ausência de acabamentos ou ornamentos, formam as entranhas do bairro; o reverso invisível do cotidiano da cidade contemporânea”.

A expografia, que também é assinada pela curadora, conta com elementos urbanos como compensado naval e tijolos, que formam a base para a apresentação dos trabalhos. Sólido pode ser visitada até o dia 22 de maio. Todas as fotografias da exposição integram o acervo comercial da Calafia Art Store.

Antonio Mainieri graduado em Letras, que, desde 2012, vem experimentando possibilidades de expressão na fotografia. Após 2014 começa a participar de exposições coletivas e com o coletivo Decimal, onde atua como fotógrafo em projeto que envolve fotografia e ilustração, tem participado de feiras gráficas e exposições coletivas e individuais, além de publicar o livro de fotos para intervenção Pixa Tudo, publicado pela Cactus Edições. Em 2018 teve sua primeira exposição solo no IAB/RS

Caroline Hädrich é Mestra em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGAV-UFRGS, 2021), Bacharel em História da Arte (UFRGS, 2007), Arquiteta e Urbanista (UFRGS, 2007). Realizou curadoria de exposições no Museu de arte do Rio Grande do Sul, no espaço IAB/RS e na Fundação Iberê Camargo, todas em Porto Alegre/RS. Recebeu, em conjunto com Carolina Grippa, o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas 2018 - Destaque exposição de acervo, pela exposição Influências da arte pop nos acervos de Porto Alegre. Trabalha como pesquisadora, curadora independente e como arquiteta na cidade de Porto Alegre.

Sólido
Fotografias de Antonio Mainieri

Curadoria de Caroline Hädrich

De 23 de abril a 22 de maio 2022
Exposição presencial na Calafia Art Store
Rua Gen. Couto de Magalhães, 439. Bairro São João. Porto Alegre/RS.